O MIS

FESTIVAL DE CURITIBA E MOSTRA INTERNACIONAL DE SOLOS - Espaço da Cia. do Abração 

A MIS - Mostra Internacional de Solos será realizada no espaço cultural da Cia. do Abração, dentro do FRINGE, do Festival de Curitiba, entre os dias 27 de março a 03 de abril de 2014 e apresentará espetáculos solos, dirigidos ao público adulto, de artistas cujo interesse de pesquisa está voltado para esta linguagem específica. Num momento em que o mercado é marcado por grandes produções, a MIS abre espaço para a arte essencial centrada na força da interpretação de um único ator que domina, solitário, o palco, a plateia e o conteúdo do seu texto. A partir do conceito de que o ator é autor da própria cena e seu trabalho representa a base do teatro, o projeto MIS pretende difundir o foco na pesquisa teatral voltada para a investigação do ator, refletindo o aproveitamento máximo de seu potencial criador. Nesta Mostra, pretendemos acentuar o conceito de que o solo não é uma apresentação solitária, pois se trata, finalmente, de uma comunhão com a plateia. O solo teatral mantém uma vigorosa relação com o público, embora muitas pessoas acreditem tratar-se de uma produção mais subjetiva. A busca por trabalhos solos têm sido identificada como uma tendência contemporânea que vale ser discutida ou ao menos reflexionada. Muitos são os impulsos diagnosticados para a ocorrência de tal manifestação ou fenômeno cultural. Alguns, decorrentes de fatores econômicos, que acabam determinando o movimento do mercado cultural: a impossibilidade de levar adiante determinados projetos leva artistas a optarem pelo trabalho solo. Desta forma, um espetáculo unipersonal permite, muitas vezes, a longevidade de uma obra teatral. Por outro lado, verifica-se uma premência do artista em conquistar espaços que possam representar anseios e discursos pessoais que reflitam seu olhar sobre uma sociedade globalizada e massificadora. 

O repertório da Mostra será composto pelas encenações “O Olhar de Neuza”, da Cia. do Abração - Curitiba/PR – espetáculo vencedor do Troféu Gralha Azul, mais premiado de 2013, nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Atriz e Melhor Trilha, “O Mapa do Meu Mundo”, da R.J.Mercurio, (companhia de artista gaúcha, radicada na Argentina) e o solo “Emiliano”, do artista Fabio Chamorro, sob direção de Edith Correa, de Assunção, Paraguai, além de contar com a participação dos trabalhos de artistas expoentes do teatro Paranaense, Regina Vogue e Edson Bueno, estes últimos, estreando seus solos. 

Mostra de espetáculos solos, dirigidos ao público adulto, de artistas cujo interesse de pesquisa está voltado para esta linguagem específica. 
Num momento em que o mercado é marcado por grandes produções, a MIS abre espaço para a arte essencial centrada na força da interpretação de um único ator que domina, solitário, o palco, a plateia e o conteúdo do seu texto. A partir do conceito de que o ator é autor da própria cena e seu trabalho representa a base do teatro, o projeto MIS pretende difundir o foco na pesquisa teatral voltada para a investigação do ator, refletindo o aproveitamento máximo de seu potencial criador. Nesta Mostra, pretendemos acentuar o conceito de que o solo não é uma apresentação solitária, pois se trata, finalmente, de uma comunhão com a plateia. O solo teatral mantém uma vigorosa relação com o público, embora muitas pessoas acreditem tratar-se de uma produção mais subjetiva. O repertório da Mostra é composto pelas encenações “O Olhar de Neuza”, da Cia. do Abração - Curitiba/PR – espetáculo vencedor do Troféu Gralha Azul, mais premiado de 2013, nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Atriz e Melhor Trilha, “O Mapa do Meu Mundo”, da R.J.Mercurio, (companhia de artista gaúcha, radicada na Argentina) e o solo “Emiliano”, do artista Fabio Chamorro, sob direção de Edith Correa, de Assunção, Paraguai, além de contar com a participação dos trabalhos de artistas expoentes do teatro Paranaense, Regina Vogue e Edson Bueno, estes últimos, estreando seus solos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário